A criança é um ser que brinca, e ao realizar tal ação ela desperta, por meio da curiosidade, o seu desenvolvimento pleno. O brincar á uma ação básica do ser humano.
O ato de brincar pode auxiliar na incorporação de valores morais, culturais e psíquicos, como autoestima, autoconhecimento e cooperação, conduzindo à imaginação, à fantasia, à criatividade e à criticidade, representando um desafio e provocando o pensamento reflexivo da criança.
Por intermédio das experiências vivenciadas também na Escola, a criança aprende a conhecer as suas potencialidades e as suas fragilidades, permitindo o autoconhecimento. Na maioria das vezes, é na escola que a criança tem a oportunidade de brincar em grandes espaços, pois as suas áreas de convivência são reduzidas, seja em sua casa ou nas salas de aula.
Há muitas possibilidades de trabalhar com os jogos, brinquedos e brincadeiras na escola. O brincar está presente na sala de aula, principalmente na Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental, promovendo, sem dúvida, a socialização da criança, uma vez que percebe-se que o lúdico é de suma importância, sem distinção de idade, e deve estar constantemente presente no contexto escolar. O lúdico aqui é compreendido como o jogo, o brinquedo e a brincadeira, tanto de antigamente como atual. Além de serem divertidos, eles podem ter um cunho educativo.
Quando atuam nos Jogos Simbólicos, as crianças representam o que a sociedade espera delas, as funções que foram atribuídas aos gêneros, masculino e feminino. Nestes casos, o brinquedo é como um “espelho” da sociedade, tem poder de disseminar a cultura.
Grande parte dos jogos e brincadeiras tradicionais que encantam e fazem parte do cotidiano de várias gerações de crianças estão desaparecendo na atualidade devido às transformações do ambiente urbano, da influência da televisão e dos jogos eletrônicos. Pesquisas apontam a importância de resgatar os jogos tradicionais na educação e socialização da infância, pois brincando e jogando a criança estabelece vínculos sociais, ajusta-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmo direitos. Obedece às regras traçadas pelo grupo como também propõe suas modificações.
Na experiência lúdica, a criança cultiva a fantasia, vivencia a amizade e a solidariedade, traços fundamentais para se desenvolver uma “cultura solidária” na sociedade brasileira atual.
Os jogos tradicionais infantis são provenientes de rudimentos de romances, contos, rituais religiosos e místicos abandonados pelo mundo adulto. Anonimato, oralidade, tradição, conservação, mudança e universalidade são características desses jogos, influenciados pela cultura indígena, portuguesa e negra.
Os jogos tradicionais infantis são provenientes de rudimentos de romances, contos, rituais religiosos e místicos abandonados pelo mundo adulto. Anonimato, oralidade, tradição, conservação, mudança e universalidade são características desses jogos, influenciados pela cultura indígena, portuguesa e negra.
(Paragrafo Retirado de: http://www.faced.ufu.br/colubhe06/anais/arquivos/47ElizabethBernardes.pdf)
Percebe-se então a necessidade de trabalhar com o lúdico, principalmente na escola para resgatar valores perdidos nessa sociedade em que vivemos, o brincar ensina a cooperação, mostra que somos bons em algo e não tão bons em outras coisas e que devemos respeitar as diferenças, deixando de lado a competição e unindo-se em busca de um objetivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: USP, 1971
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos Tradicionais Infantis. São Paulo: Vozes, 1993a.
SILVA, Tiago Aquino da Costa e Silva; GONÇALVES, Kaoe Giro Ferraz. São Paulo: Phorte, 2010.
SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação. São Paulo: Phorte, 2010 .
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: USP, 1971
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SILVA, T. A. C.; GONÇALVES, K. G. F. Manual de Lazer e Recreação. São Paulo: Phorte, 2010 .
Retirado do site: www.educacaofisicadadepressao.com
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